Faculdade - Engenharia da Computação e Telecomunicações

A Faculdade da Engenharia de Computação e Telecomunicação  (FCT) da Universidade Federal do Pará (UFPA) promove atividades de ensino, pesquisa e extensão. O curso de graduação em Engenharia da Computação é o primeiro curso dessa natureza implantado na Região Amazônica. A primeira turma iniciou suas atividades em março de 2001. Atualmente é o curso de maior procura dentre os ofertados pelo Instituto de Tecnologia ITEC da UFPA.

A Engcomp atua em simbiose com a Faculdade de Engenharia Elétrica FEE. A FEE e a Engcomp foram criadas após a extinção do Departamento de Engenharia Elétrica e da Computação (DEEC) em 2007. As atividades de pesquisa da faculdade são desenvolvidas principalmente no âmbito dos programas de Pós- Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) e Ciência da Computação (PPGCC).

Os docentes e discentes da Engcomp participam ativamente de ambos programas e foram responsáveis pela captação de recursos externos para a UFPA na ordem de R$7 milhões em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no biênio 2006/2007. Com esses recursos foi possível, por exemplo, equipar laboratórios de ensino e adquirir mais de 200 livros, doados a biblioteca setorial da Engcomp, FEE e PPGEE. A maioria desses projetos é executada com o apoio logístico do Núcleo de Energia. Sistemas e Comunicação (NESC), o maior grupo de pesquisa da UFPA de acordo com o diretório do CNPQ.

A Engcomp foi ainda responsável pela maioria dos projetos de extensão executados pelo ITEC em 2006, priorizando o treinamento de alunos do ensino médio da rede pública e o empreendedorismo, representado nas ações da Empresa Jr da Engcomp (ECOMP) e do Centro Acadêmico de Engenharia da Computação (CAECOM).

Objetivo do Curso

Objetivo do curso de Engenharia de Computação é prover uma formação que capacite o profissional para soluções de problemas do mundo real, por meio da concepção e implementação de sistemas e modelos computacionais.

Regime Acadêmico

• Forma de ingresso: processo seletivo anual;
  • Número de vagas: trinta (30) por ano;
  • Turno de funcionamento: matutino ou vespertino;
  • Modalidade de oferta: presencial;
  • Título conferido: Bacharel em Engenharia de Computação;
  • Duração: 10 semestres (5 anos)
  • Duração: mínimo de 7 semestres e máximo de 15 semestres;
  • Carga horária: 3.866 horas;
  • Curso extensivo: funcinamento predominante no segundo e quarto período letivos;
  • Regime acadêmico: seriado;
  • Forma de oferta de atividades: paralela;

Universidade Federal do Pará

Instituto de Tecnologia (ITEC)

Faculdade de Engenharia da Computação e Telecomunicações (FCT)

Rua Augusto Corrêa, Guamá