História do Instituto de Tecnologia
Implantação
Fase Atual
Todas as Páginas

Na busca por informações sobre a antiga Escola de Engenharia do Pará, de onde se originou o Instituto de Tecnologia da UFPA, é possível, ainda hoje, entrevistar alguns pioneiros, que freqüentaram a escola e graduaram-se durante seus primeiros anos de funcionamento.

Um deles é o senhor Hermógenes Lima, engenheiro civil formado na turma 1940, atualmente com 91 anos. Lúcido, conversar com ele é um prazer e nos fornece a inestimável oportunidade de realizar uma viagem no tempo, conhecendo detalhes sobre como era o ensino de Engenharia, naqueles anos, e quais os destinos profissionais daqueles primeiros alunos.

A Escola de Engenharia do Pará foi criada no dia 7 de abril de 1931, recebendo apoio para seu funcionamento do, então interventor federal Magalhães Barata. Nos arquivos da escola constam os nomes dos seus primeiros diretores: Pedro Morais, Domingos Acatauassu Nunes, e Francisco Bolonha. Nas lembranças de Hermógenes do dia-a-dia da escola estão presentes também o secretário da EEP, na época, Jarbas Pereira e umbedel pioneiro, de nome Durval Barbosa.

Pillole per dimagrire

farmaci per dimagrire
Para ingressar na Escola de Engenharia não havia um vestibular como se conhece hoje e sim um chamado “curso anexo”, onde o aluno estudava um ano e, ao final, prestava exames. Hermógenes, com sua memória infalível, lembra-se até dos problemas que foram propostos no exame de vestibular e guarda sua prova, assim como centenas de documentos referentes aos seus quase cinqüenta anos de trabalho como engenheiro. Da Escola de Engenharia, Hermógenes tem ainda na lembrança os nomes daqueles a quem chamou de “grandes mestres”, entre os quais: Pedro Fabre, algebrista e professor de Desenho, Cláudio Chaves, Suplício Cordovil, Amyntas de Lemos e o professor de Termodinâmica, André Benedetto.