Debate Sobre o Plano de Ação da Coordenadoria de Estágios do ITEC

• Publicado: Quinta, 25 Agosto 2022 18:43

No dia 22 de agosto, representantes do Instituto de Tecnologia (ITEC) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que integra o Sistema FIEPA estiveram reunidos para realizar um debate sobre o plano de ação da Coordenação de Estágios do ITEC para o próximo quadriênio.

A reunião ocorreu de forma presencial e estiveram presentes o superintendente Carlos Auad, a gerente de projetos Eliana Cardoso, a coordenadora de estágios Joseli Figueró e o coordenador de mercado Angenilson Cardoso que compuseram a equipe do IEL, já os representante do ITEC estavam o professor Hito Braga (diretor geral), o professor Miércio Neto (diretor adjunto), a professora Luciana Queiroz (coordenadora de estágios), os servidores Fernanda Veiga (secretária executiva), Rosiane Terra (coordenadora CPGA) e Fernando Cardoso (gestão de pessoas).

Na ocasião, foram apresentados os objetivos e metas a serem alcançados pela coordenação de estágios que visam incorporar o estudante de graduação em todas as etapas de desenvolvimento de sua carreira. Assim como identificar junto ao IEL as demandas de mercado das indústrias paraenses para que o Instituto de Tecnologia proporcione ações que fortaleçam desenvolvimento acadêmico e profissional de seus alunos.

Foram apresentados e discutidos alguns critérios de formação de extensão universitária e gestão de pessoas, como a importância da oratória como ferramenta para entrevistas de emprego, processos seletivos e desenvolvimento profissional. Além do debate sobre as leis de estágios e a função do supervisor de estágios, outro assunto importante abordado, foi a necessidade de capacitação dos alunos de acordo com as necessidades das empresas, buscando a formação de profissionais alinhados com as atuais demandas do mercado.

O Instituto de Tecnologia reconhece a importância do trabalho desenvolvido pelo IEL-PA e busca cada vez mais aproximação com a FIEPA para entender as demandas de mercado e incentivar os alunos a buscarem a capacitação continuada para melhorar sua competitividade no mercado de trabalho.