Faculdade - Engenharia Sanitária e Ambiental
  • Sobre o Curso:

Descrição: O Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental foi criado a partir do curso de Engenharia Sanitária, com o objetivo de incrementar o mercado profissional brasileiro com mão-de-obra especializada capaz de fazer frente ao grande déficit de saneamento básico então existente. O objetivo é preparar profissionais, que possam reverter o quadro caótico de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos no país.

Base curricular: O Núcleo de Formação Básica objetiva dar uma formação com base em metodologia multidisciplinar, abordando questões econômicas, sociais e ambientais, com vistas aos fundamentos científicos e tecnológicos da Engenharia Sanitária e Ambiental. As áreas da formação básica são: matemática, física, química, estatística, informática, eletricidade aplicada, ciências do ambiente, fenômeno dos transportes, mecânica dos sólidos, expressão gráfica, metodologia científica e metodológica, comunicação e expressão, humanidades, ciências sociais e cidadania, economia e administração.

Área de atuação: São campos de atuação do Engenheiro Sanitário Ambiental: Empresas ou Instituições de Saneamento Básico; Hospitais e Indústrias de Tratamento de Resíduos; Consultoria em Projetos de Avaliação de Impactos Ambientais e de Controle Sanitário do Ambiente.

Perfil do profissional: O engenheiro sanitarista ambiental deve ser um profissional sensível e perfeitamente enquadrado às questões sociais e políticas do país, de modo a trabalhar sempre com vistas a um desenvolvimento sustentável, onde homem e meio ambiente convivam harmoniosamente.

• Missão da FAESA

A missão da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambientalé formar um profissional com visão generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

Em resumo, o profissional da Engenharia Sanitária e Ambiental a ser formado deverá apresentar competência para o exercício profissional, dirigida principalmente ao controle de resíduos como um todo, integrando sempre as suas ações de uma forma geral com as questões econômicas, sociais e ambientais.

Oferece 60 vagas anuais, com entrada dupla, sendo 30 vagas no segundo período letivo (primeiro semestre) no turno vespertino-noturno que vai das 14:00 às 22:00 h, e 30 vagas no quarto período letivo (segundo semestre) no turno matutino, que vai das 7:30 às 14:00 h. O regime de matrícula é o seriado e a integralização do curso é, no mínimo de 10 semestres letivos e, no máximo, de 15 semestres letivos.

Você Sabia?

• Que o Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFPA dá ao profissional egresso atribuições de Gestão Ambiental e de Projeto de Saneamento Básico;
  • Que o Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFPA foi recentemente avaliado pelo MEC e que lhe dói atribuído a nota máxima (5);
  • Que o Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFPA possui 5 (cinco) Grupos de Pesquisas em diferentes áreas e um Grupo PET, dando ao alunos uma boa condição de melhor aproveitamento do Curso.

Identificação:

• Duração: 5 anos
  • Tipo: Bacharelado
  • Turno: Matutino e Vespertino
  • Período: 2º e 4º (Extensivo)
  • Oferta: Belém
  • Número de vagas anuais: 60
  • Nota do MEC: 5 nota máxima
  • Título Conferido: Engenheiro Sanitarista e Ambiental
  • Unidade Acadêmica: Instituto de Tecnologia

Informações:

Quadro Docente

• O Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFPA possui hoje um quadro de 14 professores doutores, 4 professores mestres, 1 professor graduado e 1 professor substituto. Possui um Laboratório de Engenharia Sanitária e Ambiental – LAESA, instituído no Art. 22 do Regimento da Faculdade, composto pelo Escritório Técnico e dos seguintes Laboratórios, destinados a atividades de ensino, pesquisa e prestação de serviços à comunidade:
  • I – Laboratório de Hidráulica;
  • II – Laboratório de Recursos Hídricos;
  • III – Laboratório Multiusuário de Tratabilidade de Água;
  • IV – Laboratório de Resíduos Líquidos;
  • V – Laboratório de Instalações Piloto de Tratabilidade de Águas e Lodo;
  • VI – Laboratório de Resíduos Sólidos;
  • VII – Laboratório de Planejamento e Gestão de Sistemas de Saneamento;
  • VIII – Laboratório de Controle de Poluição Atmosférica;
  • IX – Laboratório de Qualidade Ambiental.
  • Abriga, além disso, grupos de pesquisa, a saber:
  • GPHS – Grupo de Pesquisa em Hidráulica e Saneamento
  • GEMA – Grupo de Estudo em Meio Ambiente
  • GPRH – Grupo de Pesquisa em Recursos Hídricos
  • GESA – Grupo de Pesquisa em Saneamento Ambiental
  • Ementa das Disciplinas
  • Histórico do Curso

Universidade Federal do Pará

Instituto de Tecnologia (ITEC)

Faculdade Engenharia Sanitária e Ambiental (FAESA)

Rua Augusto Corrêa, Guamá

Caixa Postal: 8619