Página inicial > Últimas Notícias > CEAMAZON recebe novo equipamento para aprendizagem e desenvolvimento de tecnologias
Últimas Notícias

• Publicado: Quarta, 26 Janeiro 2022 15:15
  • Última Atualização: Quarta, 26 Janeiro 2022 15:15
imagem sem descrição.

O Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (CEAMAZON) já conta com mais um aparato nos seus laboratórios, trata-se de um ventilador mecânico, muito útil no desenvolvimento de pesquisas e aprendizagem. A aquisição do aparelho veio através de conversas entre o professor Dr. Miércio Neto e a Alfândega da Receita Federal que fez a doação.

“A alfândega possuía essa possibilidade de doação ou leilão do material, nós entramos em contato, firmamos a parceria e foi liberado para o uso acadêmico. Aqui na faculdade o instrumento servirá no arcabouço teórico para a produção de equipamentos singulares, sem replicar algo que tenha na tecnologia patenteada. Vamos também aplicá-la nos laboratórios de ensino, principalmente de engenharia biomédica, e atividades de extensão no auxílio da comunidade.”

Com a aquisição, uma equipe de alunos liderada pelo professor da Faculdade de Engenharia Mecânica Dr. Marcelo de Oliveira e Silva e patrocinada pela empresa industrial Hydro passou a desenvolver um acionador de Ambu automático como equipamento auxiliar emergencial de respiradores mecânicos utilizado em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).

“O ventilador foi a inspiração do projeto e chave para o patrocínio que recebemos. Foi e será de muita ajuda nos futuros projetos que vierem a ser desenvolvidos” diz o professor de mecânica.

A equipe de alunos formada por Rodrigo Carvalho, Vitor Brabo, Lucas Brito Santos, e Lucas de Souza Morais afirma:

“O desenvolvimento do Projeto AMBU, contribui para colocar em prática metodologias de concepção desenvolvimento de produto, além de aumentar na prática a experiência no desenvolvimento de sistemas embarcados, como assunto atualmente relevante o trabalho contém publicação em congresso internacional, o Congresso Internacional de Engenharia Mecânica (COBEM), fortificando nossa contribuição acadêmica.”

registrado em: