Abertura da nova biblioteca do ITEC
Qui, 10 de Novembro de 2016 14:28

itec-bbc2A nova Biblioteca do ITEC estará disponível a comunidade Acadêmica, a partir do dia 21 de novembro de 2016. Está localizada no prédio da pós-graduação, campus profissional.

Há vários anos já era de interesse da Direção do Instituto de Tecnologia em reunir em um único espaço as Bibliotecas setoriais do ITEC. Isso só foi possível quando houve a construção de um prédio destinado a todos os Programas de Pós-Graduação. Onde foi criado um espaço para o funcionamento de uma biblioteca. Esse espaço foi completamente readaptado desde a parte elétrica, infraestrutura, mobiliário e equipamentos, para que pudesse receber todo acervo das bibliotecas existentes anteriormente e coleções avulsas de outros cursos do ITEC que não tinham bibliotecas. A trajetória foi longa e com diversos entraves que impediam a disponibilização da mesma ao público.

A biblioteca do Instituto de Tecnologia foi formada a partir da fusão dos acervos das bibliotecas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química. Em 2014 deu-se início o processo de fusão dessas bibliotecas, devido a várias peculiaridades de cada acervo e também as dificuldades em transportá-los esse processo foi realizado lentamente.

O principal objetivo dos profissionais bibliotecários que estão desde o ínicio nesse processo de fusão das bibliotecas era disponibilizar  à comunidade universitária uma biblioteca moderna que pudesse atender as reais necessidades dos usuários, com acervos inseridos no sistema Pergamum, ambiente climatizado, serviços por meios eletrônicos, sistema antifurto para garantir a segurança do acervo, mobiliário e equipamentos adequados.

A área total da biblioteca é de 332,20 m2,  dividida em espaço para acervo, usuários, sala de funcionários , atendimento e circulação. Durante o processo de organização verificou-se a necessidade de alocar acervos especiais e outros materiais  que ainda não poderiam ser inseridos no Sistema Pergamum em um local separado, esse anexo funciona seguindo toda a organização da biblioteca principal com terminal de consulta on line , espaço de usuários e estanteriais.

O processo de implementação continua no sentido de disponibilizar no Software Pergamum todo acervo remanejado, composto por livros, folhetos, periódicos, TCCs, Dissertações, teses, mídias em CD-Rom, DVD, entre outros. Desses materiais, já constam inseridos no referido sistema um total aproximado de 5.798 títulos e 8.646 exemplares.

Muitos materiais ainda não foram inseridos no sistema, isso se dará paulatinamente. Os serviços que a biblioteca oferecerá são:

• Serviço de Referência e circulação: empréstimo, consulta e cadastro;
  • Treinamento ao Portal CAPES;
  • Intercâmbio;
  • Empréstimo entre bibliotecas;
  • Orientação a normalização de TCCs, Dissertações e Teses;
  • Web;
  • Elaboração de fichas catalográficas de todos os 11 Programas de Pós-Graduação do ITEC;
  • Consulta ao catálogo on line;
  • Serviço de wifi;
  • Bases de dados on line;

O funcionamento da biblioteca ocorrerá de segunda a sexta de 8:00 as 18:00h.

Última atualização em Qua, 23 de Novembro de 2016 19:37