Ir direto para menu de acessibilidade.

Faculdade de Conservação e Restauro

Publicado: Segunda, 27 de Abril de 2020, 19h50 | Última atualização em Segunda, 27 de Abril de 2020, 23h02

A criação do curso de Bacharelado em Conservação e Restauro da Universidade Federal do Pará (UFPA), aprovada pela Resolução Nº 5.100, de 26 de outubro de 2018, é o acontecimento mais recente na história da área de conservação e de restauração do patrimônio edificado na Amazônia, que remonta a 1987, quando aconteceu o Curso de Extensão em Preservação de Bens Culturais no curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo da UFPA. Desde então, iniciativas no âmbito da formação complementar nessa área na região Amazônica foram realizadas, exemplo é a implantação do Laboratório de Conservação, Restauração e Reabilitação (LACORE), em 2006. Com o apoio do Núcleo de Tecnologia da Preservação e da Restauração (NTPR) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Grupo de Mineralogia e Geoquímica Aplicada (GMGA/UFPA), o LACORE, com o propósito de ser um laboratório de pesquisa, fortaleceu a área de conservação e restauração e propiciou a criação do curso.

Voltado para a valorização, recuperação e transmissão de um diversificado e rico acervo cultural edificado na Amazônia para as futuras gerações, o novo curso de Conservação e Restauro é único nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste e integra o plano de expansão da UFPA, ampliando a atuação desta em outras áreas de conhecimento fundamentais para a região.

Combinando conhecimentos científicos das humanidades com os das ciências naturais e os de base tecnológica, o curso de Conservação e Restauro da UFPA visa o desenvolvimento de uma formação avançada com abordagem interdisciplinar. Reunindo procedimentos e métodos de várias áreas de conhecimento que se complementam para aprimorar a formação qualificada do profissional conservador-restaurador que vai se dedicar à salvaguarda dos bens culturais e das manifestações culturais. O que torna o perfil do curso único no Brasil.

CARACTERÍSTICAS GERAIS

Modalidade Oferta: Presencial

Ingresso: Processo Seletivo

Turno: Matutino